Veja outros posts.

12 maio 2009

Cidadania resumida em um documento



De acordo com o Minidicionário (Ximenes) Cidadania quer dizer condição de cidadão. Este, por sua vez, é definido como indivíduo em pleno gozo de seus direitos políticos e civis.

Algumas emissoras de TV estão veiculando um comercial de campanha de incentivo para aqueles que não têm certidão de nascimento. Quem se encontrar sem esse título, é importante que vá adquirir, pois esse atestado é imprescindível para a pessoa ter direitos (lazer, educação, saúde, entre outros), se tornar um cidadão. Essa é a mensagem.

Esse elemento é importante, é uma declaração que todos os brasileiros têm que possuir. No entanto, é muito triste ver em uma sociedade, a cidadania resumida, apenas, em um papel.

Cada vez mais os detentores do poder lançam discursos para enganar a população. O público, por conseguinte, reflete muitas dessas e outras ideologias. Várias pessoas até afirmam que agora é um cidadão pelo fato de terem em mãos a certidão de nascimento. Entretanto, muitas delas não tem, sequer, um barraco para morar.

Muitas pessoas, senão todas, se consideram corrompidas, haja vista, que não vêem quase nada acontecer para mudar a sua situação. Ser cidadão é apenas mais um termo. Um jargão.

E aí, quando esse problema será resolvido? Bem provável, quando o homem ter uma opinião pública ativa, a fim de esclarecer uns aos outros e tentar a mudança. E a cidadania? Ela de fato, existe em seu real sentido? Fique a vontade para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário