Veja outros posts.

15 junho 2009

O cidadão Jesus

Nos dias atuais ouve-se falar muito sobre Jesus. Assuntos como os seus milagres, sua grandeza, autoridade e santidade são bastante discutidos e comentados entre os diversos grupos sociais, principalmente, entre os cristãos. Todavia, sabe-se que o Cristo de Nazaré não se resume somente a isto.

É marcante e contundente também a sua vida enquanto cidadão. Aquele homem quebrou paradigmas a favor da sociedade. Conversou com pessoas pobres, inclusive, sentou-se na mesa para partilhar do mesmo pão. Abominou preconceitos quando passou por dentro da cidade de Samaria. Naquela época, os Judeus não se relacionavam bem com os samaritanos. O resultado foi uma mulher integrada na sociedade e certa de que através das suas atitudes e testemunho muitas outras pessoas poderiam mudar as suas histórias, como, de fato, aconteceu.

Jesus ou Yeshua entrou na casa de pessoas pobres e tratou todas elas igualmente. Não havia facção. O Homem de Nazaré abominou toda injustiça. Quando vendedores estavam comercializando no Templo Ele acabou com aquela ação que considerou mal. O Mestre do amor era também a favor da justiça. Abominava as maledicências, misérias e corrupções.

Jesus foi um dos homens mais comprometidos com a política e com a transformação social da história da humanidade. Com coragem e sensibilidade, questionou o sistema político-religioso vigente em sua época, através do qual se promovia a desigualdade e a marginalização dos pobres e doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário